quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Nostalgia de um certo mundo homogêneo

Estava agoniado hoje. Agonia, de acordo com o que um amigo meu disse hoje, é ter um sentimento de aflição em relação a alguma coisa que não se sabe o que é. Do contrário é só preocupação.

Pois bem, deitei na cama e consegui converter a agonia em preocupação. Defini alguma parte da agonia, pelo menos. Hoje mais cedo, assisti parte do filme A Rede Social com dois colegas do trabalho. Um deles dormiu, mas eram dois. Enfim, é raro eu assistir um filme hoje em dia com alguém e ver esse filme que fala muito da nossa geração me causou uma agonia, que agora talvez traduzi em uma preocupação.]

Essa preocupação é mais uma nostalgia. Saudades do tempo em que se chegava na aula de manhã e falava com os amiguinhos:

- Bah, e o golpe do Vegeta ontem contra o Capitão Ginyu?

A frase, pros que não compartilharam dessa mania da minha infância era Dragon Ball Z. E o que ela tem demais? Todo o grupo de amigos sabia o que era a tal cena em que o Vegeta deu um golpe muito foda no Capitão Ginyu. Todo mundo viu o episódio do dia anterior, assim como veria o episódio daquele dia mesmo.

Hoje, com a anarquia da internet temos uma infinidade de possibilidades, escolhas que nenhum "receptor" teve em qualquer outra época da humanidade. Nessa gama enorme de opções, cada vez com mais diversidade e quantidade de coisas pra se escolher pra ouvir e assistir, o individualismo aumentou consideravelmente. Ninguém chega no outro dia e pergunta do episódio de algum seriado. Cada um escolheu um seriado pra assistir. Ou, se alguém está assistindo o mesmo, não baixaram os mesmos episódios. Um está sempre baixando assim que vaza pra torrent a versão gringa, outro começou a baixar depois e ainda não alcançou os episódios mais recentes.

Esse é o preço que se paga pela diversidade e liberdade de escolha. Cada um é muito cada um, precisando de uma rede social pra se sentir conectado aos outros.
Estou exagerando em negatividade, com toda certeza, mas que posso fazer se sou um "velho ranzinza" sempre insatisfeito, como já me falaram.


Fuck you, facebook (e to blogando e mandando por e-mail esse texto, ah, bela hipocrisia...)

3 comentários:

  1. eu li.
    Eu to com sono.
    Estava estudando...
    Se eu fosse tua colega, mesmo sem prover dos prologamentos intersticiais da dona internê nos meus membros, eu n saberia comentar dragon ball.
    eu curtia castelo ra tim bumm e programas lentos, sem acidez nem perigo.
    Talvez um sinal! A culpa não começa inteira com I, talvez tenha seu princípio com S, de subjetividade.
    E aí Sim, talvez possamos nos perguntar quantas, quais e de que formas nossas subjetividades tem sido capturadas para um modo de se produzir e de existir no mundo enquanto ser essencialmente individual e pretendente de um social virtual mais solitário do que nunca.
    I+S= S²= ISISISISISIS². Aprendeu isso na escola?
    Não? Ora ora... Larga esse Dragon Ball e vai estudar guri...

    ResponderExcluir
  2. "Agonia, de acordo com o que um amigo meu disse hoje, é ter um sentimento de aflição em relação a alguma coisa que não se sabe o que é. Do contrário é só preocupação."

    fico facero de ver minhas palavras postads em teu blog...

    ResponderExcluir
  3. Bom, a tendência é nos tornarmos gordinhos e ficarmos cada vez mais na frente da tv/computador,
    tipo aquele filme do wall-e, sabe?
    é super real, pessoas conectando-se somente através da rede.

    Queijão!

    ResponderExcluir