sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Ao crepúsculo, numa sala de cinema



Adoravelmente sombrio. Ou sombriamente adorável. Ou somente adorável. Podem ser essas três opções. "Deixe Ela Entrar" vai direto ao fundo dos corações góticos dessa geração Crepúsculo ou dos mais velhos que puderam conferir Nosferatu.

A premissa do filme é um relacionamento bastante incomum. Espere mais do que a xurumela de vampirinho legal e menininha humana apaixonada. Na verdade, os papéis estão bem ao reverso nesse filme sueco. Tanto sexualmente como etariamente. Os protagonistas tem menos em idade e mais em maturidade. Talvez é o 1º mundo, talvez o frio europeu, não saberia dizer. O que interessa é que as frases dos trailers fizeram muito sentido: "Filmes de vampiro estão na moda. Nenhum com 56 prêmios internacionais."
Realmente, é uma total surpresa ele sair quase de distante Noruega e vir parar em um cinema grande de Porto Alegre.

Há alguns cortes de cena sem necessidade, momentos meio fora de foco, um efeito digital desnecessário e um considerável deus ex-machina. Fora isso, amei. Confesso que já tinha roteirizado mentalmente algo como 70% do que esse filme é. E quase tudo se mostrou bem executado como eu bem gostaria de ter feito.

Com seus relacionamentos ao mesmo tempo adoráveeis e bizarros de personagens, clima sombrio, um tanto de terror, amor juvenil assexuado e universo imaginativo infanto-juvenil-adulto, tudo junto soa como um conto de fadas adulto ou para pré-adolescentes à partir de 12 anos. Confesso que a mordida valeu a pena.

trailer: http://www.youtube.com/watch?v=ICp4g9p_rgo
imdb: http://www.imdb.com/title/tt1139797/
wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Let_the_Right_One_In_(film)


"Vill du ha mig ändå?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário